Valdemar Ferreira Ribeiro
...Navegando nos Mares do Sul ... Observando o Norte
Capa Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
A SOCIEDADE NUMISMÁTICA PLANETÁRIA

O mais cego é aquele que possuindo instrumentos não quer ver .

Todos os humanos são frágeis energias físicas quando colocadas ao lado de, por exemplo , uma montanha , de um mar , de uma árvore gigante , de uma baleia , de um dinossauro gigante , e são mais frágeis ainda quando comparados com a lua , o sol e seu calor , os pólos norte e sul e seu frio , etc...

No entanto a mente humana pode tornar-se bastante perigosa e virtualmente poderosa pois é capaz de destruir uma vida humana pelo simples prazer de o fazer , é capaz de destruir uma montanha , um rio , uma floresta , as camadas de ozono , fazer experiências nucleares violentas , dizimar raças inteiras de seres humanos ou outros seres que ainda tinham muito para viver em seu espaço natural .

A sociedade humana ocidental , oriental e africana está envolvida pela emaranhada rede numismática dos cifrões monetários , o mundo da adrenalina , das altas velocidades , das altas viagens ...

Tome-se como exemplo a propaganda apresentada num canal televisivo americano convencendo as pessoas a fazerem ginástica no espaço fechado do lar pois não precisam mais de utilizar espaços fora de casa .

Através desta propaganda cria-se um mundo denominada "hodierno" , mundo que se supõe forte ao utilizar a expressão americana de "mais um dia mais um dólar" e que implícita ou explicitamente convida cada um a "fechar-se" em seu espaço caseiro , isolando-se , pois o mundo lá fora está contaminado e as horas e oras são ocupadas com números de cifrões .

O humor diário da maior parte dos seres humanos adultos urbanizados depende da quantidade de cifrões monetários amealhados vivendo-se permanentemente em erudições matemático/financeiras , qual delas permitindo um amealhar maior , e se assim não for contradiz-se a sociedade numismática dos cifrões e a felicidade não é alcançada .

Observando-se a sociedade humana no seu conjunto planetário identifica-se claramente um conjunto de características que a enquadram no mesmo estilo de vida , esbatendo-se as diferenças regionais cada vez mais .

É interessante "ler" a sociedade numismática planetária actual , no seu dia a dia , através dos telescópios planetários que são os canais televisivos internacionais , instrumentos que privilegiam uma análise profunda da psique humana .

Diante desses visores amplos que são os canais de televisão internacionais identifica-se claramente os estilos de uma sociedade global estressada pelos cifrões que não se importa com os meios utilizados para conquistar os fins financeiros .

As tensões psíquicas complicam-se entre os seres humanos manietados pela ditadura dos cifrões e enredam-se cada vez mais no exterior consumismo ditado pelo desejo do só para ele e , no máximo , para mais alguns que lhe estão próximos .

A sociedade numismática absorve e suga a energia da maior parte dos seres humanos urbanizados .

A sociedade planetária das estatísticas supremas , em todo o planeta , emaranhou-se de tal modo no "consumismo" que o ser humano tem de produzir permanentemente para satisfação dos "egos" influenciáveis pelas propagandas intensas e muitas vezes deturpadoras das naturais necessidades .

Parece impossível conter esta onda consumista e viver ou morrer transformou-se num comprar e vender e quem assim não preceder é considerado "inferior" pelo sistema social numismático .

É necessário nesta complexidade em que a humanidade vive observar os diferentes sub-conjuntos deste conjunto humano submetido à ditadura dos números e das estatísticas e captar a "mensagem" que cada um transmite com seu "modus vivendi" em seus diferentes espaços-tempos regionais .

Cada um constrói seu caminho .
Valdemar Ribeiro
Enviado por Valdemar Ribeiro em 03/10/2008
Alterado em 29/10/2018