Valdemar Ferreira Ribeiro
...Navegando  nos Mares  do  Sul  ...  Observando  o  Norte
CapaCapa
TextosTextos
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos

ENTREVISTA DA "CIC" ( TV PORTUGUESA) SOBRE AS ELEIÇÕES EM ANGOLA

A PROPÓSITO DA ENTREVISTA DO ESCRITOR ÁGUALUSA NA CIC , DURANTE O PROCESSO ELEITORAL EM ANGOLA .

Foi interessante observar a forma como o angolano Água lusa defendia suas razões , suas visões angolanas , sem perceber que Angola está a mudar em velocidade acima da média normal .

As mudanças em Angola parecem ser num sentido evolutivo mas algumas vezes , como em muitos países , parecem ser num sentido menos positivo , principalmente ao se considerar os aspectos ambientais e até culturais .

Esperamos que na média venham a ser num sentido ascendente evolutivo .

Voltando ao nosso amigo angolano Agualusa , pareceu-nos ver naquela entrevista um homem cuja mulher o traíu ou abandonou , tanta era sua preocupação em questionar o caminhar de Angola e falando quase que exclusivamente apenas das dificuldades e pouco se referindo às situações positivas .

A análise do Águalusa pareceu-nos ter um enfoque bastante ocidental esquecendo-se que Angola é uma Nação africana ocidentalizada e como tal , caminha de uma maneira diferenciada do Ocidente .

Nem nós , que aqui estamos a viver permanentemente , sabíamos de algumas das mudanças económicas que aconteciam e por vezes ficamos admirados com as novidades e nos esforçamos em andar sempre minimamente informados .

As pessoas que estão fora de Angola há mais de seis meses não sabem de muitas das mudanças económicas que estão a acontecer .

A paz foi alcançada em 2002 e só após esta data foi possível começar obras novas ou de reconstrução , até porque agora o orçamento do Estado começou a ficar mais disponível para uma reconstrução e construção do país .

Por isso , na altura das eleições , pareciam que essas obras estavam a ser feitas exclusivamente com objectivos eleitorais , como acontece muitas vezes no Brasil e Portugal .

E o nosso amigo Agualusa , aparentemente fora de certos acontecimentos angolanos , claramente demonstrava algum desconhecimento da realidade actual de Angola e também parece esquecer que Angola é um país africano com algumas características ocidentais .

A expressão facial do Agualusa , durante a entrevista e diante de algumas novidades económicas colocadas pelos outros intervenientes mais informados , parecia um homem traído pela mulher Angola que desfilava evoluíndo pela “ passerelle” sem lhe pedir licença e sem lhe prestar atenção .

Foi cómico e teatral assistir ao debate da CIC com pessoas mais informadas e menos informadas e umas parecendo maridos traídos .

Se queremos construir uma Angola melhor, agora e no futuro , precisamos de atitudes e críticas positivas , encontrando e incentivando o que de melhor se faz para que os cidadãos caminham em evolutivo .

Na educação pedagógica , quando queremos que uma criança se desenvolva , devemos tornar visíveis seus melhores aspectos e suas melhores atitudes para que elas busquem , por si , sempre as melhores alternativas de vida .

Quando se castiga permanentemente uma criança por suas atitudes menos louváveis certamente que essa criança não vai desenvolver uma mente equilibrada e torna-se um adulto com dificuldades mentais e até agressivo .

E é isso que assistimos muitas vezes , pela vida fora . adultos com comportamentos notadamente negativos , insistindo e martelando nos aspectos mais negativos da vida em geral e com isso demonstrando um certo desequilíbrio mental e pedagógico .

Está demonstrado que os pedófilos , na maioria das vezes , foram crianças violentadas , física e mentalmente .

E pela expressão facial das pessoas é possível ler a profundidade mental das mesmas , algumas realmente hilariantes .

Quem souber ler a expressão facial do sr. Bush , muitas vezes identifica uma pessoa superficial e com pouca profundidade mental .

Os noticiários em Portugal geralmente só falam de acontecimentos negativos ou menos bons , esquecendo-se que educar é elevar os aspectos positivos da vida .

Desejamos que o nosso amigo Agualusa se informe mais sobre a nossa actual Angola e seja mais um a construir uma Angola positiva , elevando sempre o que de melhor tem e polindo sempre o menos bom , para que este diamante brilhe cada vez mais , pois muito merecemos .
Valdemar Ribeiro
Enviado por Valdemar Ribeiro em 06/10/2008
Alterado em 25/10/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.