Valdemar Ferreira Ribeiro
...Navegando  nos Mares  do  Sul  ...  Observando  o  Norte
CapaCapa
TextosTextos
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos

ADMINISTRAR UM PAÍS OU UMA EMPRESA

Administrar uma boa empresa na sua sobrevivência diária , com seus próprios meios financeiros , não é nada fácil pois além de competência , é preciso uma rotina de compromisso , eficiência , eficácia , oportunidade e bem servir .

Muitas vezes as empresas vão à falência antes de seus gestores aprenderem realmente a administrá-las e saberem aproveitar as oportunidades sustentáveis dos mercados .

Saber administrar exige fundamentalmente experiência real na denominada Universidade da Vida , complementada pela experiência teórica .

Muitos dizem-se empresários ou gestores mas utilizam-se de dinheiros públicos ou dos outros para supostamente administrarem empresas ou Instituições públicas ou privadas mas sem muito compromisso com a sobrevivência sustentável das mesmas pois se estas forem à falência eles se calhar já nem ali estão nem são eles a pagarem as facturas e , geralmente , nada lhes sucede de mais grave .

Para ser um bom administrador é fundamental haver experiência real , não apenas teórica , e compromisso pessoal com o bem servir e uma assessoria técnica com experiência de facto .

Muitas vezes , na maior parte dos países , os gestores do capital alheio público ou privado assessoram-se dos “amigos” que nem sempre são os mais competentes para aquela função. 

É aquela velha estória dos especialistas , dos economistas , dos psicólogos , dos padres , dos fumadores , dos alcoólatras , que sabem muitas teorias sobre a vida dos outros ou do país mas quando observamos a realidade de suas próprias vidas , elas são desorganizadas ou maus exemplos .

Educar os jovens para se tornarem bons gestores de suas vidas e dos outros é permitir que eles , antes de decidirem qual a sua profissão , possam viajar pelo mundo e pelas experiências da vida , aprendendo-as , e só após este tempo estariam aptos para decidirem seus próprios rumos e transmitirem suas experiências mas infelizmente este caminhar é utópico para uma maioria , por diversas razões .

Saber administrar um país ou a “coisa pública” é mais complexo do que administrar uma empresa privada grande , média ou pequena e , nesta ordem de ideias , deveria ser necessário , antes de alguém se tornar um gestor da coisa pública , ter uma experiência real em administrar sua própria empresa ou Instituição , na sobrevivência diária e com seus próprios meios financeiros .

Valdemar F. Ribeiro
Valdemar Ribeiro
Enviado por Valdemar Ribeiro em 12/04/2009
Alterado em 25/10/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.