Valdemar Ferreira Ribeiro
...Navegando  nos Mares  do  Sul  ...  Observando  o  Norte
CapaCapa
TextosTextos
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos

A ÉTICA NA PROPAGANDA

Sabemos que todas as pessoas são influenciáveis , umas mais outras menos atentas .

Todos nós , somos de alguma maneira influenciados nas nossas tomadas de decisões , durante toda a vida .

Sabendo disso , os mais atentos procuram aprofundar seus pensamentos no sentido de descobrirem , permanentemente , quais as lógicas por detrás dos pensamentos e das propagandas .

***********


Foi com espanto que assisti há poucos dias , NESTE aGOSTO DE 2009 , em canais televisivos que são vistos em Angola , a propaganda sobre um “ NOVO PROJECTO DE HABITAÇÃO “ , mais precisamente um CONDOMINIO que está ou irá ser construído na região de LUANDA SUL .

O nome desse Condomínio é precisamente “ COPACABANA “ .

O nome nada espanta pois cada um decide qual o melhor nome para si ou para seus projectos e isso é protegido por uma lei da liberdade de expressão e é justo e excelente que assim seja , para todos nós .

O que realmente espantou neste caso , foram as imagens de propaganda deste CONDOMÍNIO COPACABANA que mostrava paisagens do entorno da praia de Copacabana no Rio de Janeiro e o actor brasileiro apresenta estas imagens brasileiras confundindo-as como sendo imagens angolanas , tentando criar uma ilusão óptica sobre um Condomínio em Angola mas com imagens de outro país , no caso o Brasil .

Para os espectadores menos atentos ou desconhecedores desses lugares , no Brasil e em Angola , facilmente serão levados a fantasiar imagens sobre o CONDOMÍNIO COPACABANA a ser construído em Angola .

Isso demonstra falta de ética na propaganda .

Como este projecto parece ter uma dimensão grande , com certeza terá a parceria de pessoas de responsabilidades económicas , sociais e políticas em Angola .

Este tipo de situação faz lembrar uma outra propaganda em Angola aonde se propagandeia uma Água Mineral denominada “ ÁGUA PURA ” e nas imagens divulgadas através de placas enormes de propaganda colocadas em lugares estratégicos nas ruas de Luanda , vê-se a figura de um homem negro estilo atleta e por cima dele lê-se a palavra “ PURO”, subentendendo-se “raça pura” .

Esse tipo de propaganda foi muito utilizada na época de HITLER , na Alemanha NAZI , a famosa raça branca pura denominada “ARIANA“ , e os mais atentos e informados sabem os resultados e consequências disso .

Parece que há necessidade de se criar em Angola um Organismo de ética que analise com profundidade todos os aspectos ligados à ética da propaganda e da liberdade de expressão e se isso não for feito estaremos a dar passos por caminhos com muitas pedras , como alertava o poeta Carlos Drumond de Andrade:

["....Tenho uma pedra no meio do caminho ..
No meio do caminho tenho uma pedra ..
Tenho uma pedra no meio do caminho ...]

 
Valdemar Ribeiro
Enviado por Valdemar Ribeiro em 14/08/2009
Alterado em 25/10/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.