Valdemar Ferreira Ribeiro
...Navegando  nos Mares  do  Sul  ...  Observando  o  Norte
CapaCapa
TextosTextos
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos

O DESENVOLVIMENTO DOS ESPORTES EM ANGOLA

Sonhos , heróis e ídolos

Nenhum país pode sobreviver se não tiver “SONHOS , HERÓIS E ÍDOLOS” nos desportos em geral e quem ajuda a criar os heróis e os ídolos é exactamente a Mídia , através de uma maior divulgação dos desportos e de seus campeões , tanto os que se esforçam nas pistas como os que ajudam a organizar com o máximo de eficiência e eficácia .

* Os sonhos representam o futuro .

* Os heróis e ídolos representam o passado e o
presente , representam as raízes de um povo ,
sua história .

Em Angola , qualquer evento no futebol , no Basket ou no andebol , é bastante divulgado pela Mídia angolana e até internacional .

Por quê a maior parte dos Desportos em Angola não são devidamente divulgados ?

Algumas pessoas responsáveis e a Mídia consideram não haver interesse em divulgar o nome dos desportos ou atletas menos conhecidos mas se não houver uma divulgação dos desportos e dos atletas , consequentemente não haverá um estímulo suficiente para atrair novos atletas , futuros campeões nacionais e internacionais .

Geralmente , nas escolas e na educação em geral , os mestres são ultrapassados , no sentido positivo , pelos alunos ou aprendizes e estes tornam-se melhores ou mais desenvolvidos que os mestres demonstrando isso que o mestre cumpriu seu papel ao abrir caminhos para o aluno ou aprendiz .


Na maior parte dos desportos em Angola , nota-se uma ausência da Mídia , nacional e internacional , e a ausência dos responsáveis desportivos , gerando-se assim uma fraca divulgação dos desportos e dos atletas .

Nota-se uma total ausência de “PATROCINIOS” ou seja , fraco poder económico das Federações desportivas por ausência de patrocínios e de empresas apoiando os diversos desportos .

Qualquer empresa saudável financeiramente , inserida num contexto de desenvolvimento do país , está interessada minimamente em apoiar os desportos desde que estes se apresentem bem organizados , eficientes e eficazes .

Todas as empresas , pequenas e médias , para evoluírem precisam de se inserirem cultural e socialmente nos ambientes aonde estão instaladas pois esse é o melhor caminho para crescerem , numa visão de economia sustentada .

Nota-se uma falta de programação anual das actividades ou campeonatos nacionais e internacionais a serem desenvolvidos pelas Federações .

Se não houver uma programação bem definida e uma organização visivelmente capaz , com certeza a Mídia não será atraída e terá pouco interesse em divulgar essas actividades .

Se a Mídia não participar com bastante empenho na divulgação dos eventos desportivos e dos patrocinadores , com certeza as empresas não estarão interessadas em apoiar financeiramente os eventos devido à ausência de um retorno do investimento feito , marketing , pois é disso que as empresas sobrevivem e podem crescer .

Se houver uma fraca divulgação dos desportos , por mais nobres que sejam , com certeza os prováveis futuros atletas dessas modalidades nunca serão atraídos para as mesmas , gerando-se uma fraco desenvolvimento desse desporto devido à ausência de atletas e de competitividade .

Os desportos não podem desenvolver-se no seu máximo potencial sem que os aspectos financeiros sejam cuidados , tanto para os atletas como para os que organizam os eventos .

Além disso , os Clubes e Academias devem desenvolver um especial cuidado com os atletas femininos e com os atletas mais novos .

Seria importante que as Federações , Associações , Clubes e Academias tivessem departamentos femininos e departamentos para os mais novos para cuidar , zelar , desenvolver , divulgar , patrocionar estes atletas de modo a que não desanimem e não abandonem estes desportos .

É importante que se cuide bem dos dois géneros , em todas as idades .

Como se estas dificuldades não fossem bastantes , podemos constatar o seguinte :

O Complexo da Cidadela em Luanda tem um fraco atendimento logístico no apoio à alimentação dos atletas e espectadores dos eventos ali realizados , com um serviço de restauração bastante fraco em geral , demonstrando incapacidade de gestão das instalações e nota-se pouca preocupação por parte de quem dirige este Complexo desportivo no sentido de atender com dignidade todos os eventos que ali se realizam , dignificando-se o nome de Luanda e de Angola não só em relação aos espectadores e atletas estrangeiros mas fundamentalmente com os espectadores e atletas angolanos .

As instalações desportivas aonde se realizam as competições , apesar de novas estão bastante sujas não só nas bancadas como também na quadra , no tecto e no exterior das quadras , demonstrando isso uma completo descaso por parte de quem dirige este Complexo desportivo e completa falta de respeito aos eventos ali realizados , prejudicando-se sobejamente o nome de Angola , os investimentos realizados pelo Governo angolano feitos com dinheiros públicos e enlameando o nome de todos os dirigentes , desportivos ou governamentais , principalmente aqueles que de alguma forma têm responsabilidades neste complexo .

Deste modo , com todas estas lacunas , será dificil que o desporto em Angola se desenvolva bem e rapidamente .

E continuamos a ver cada vez mais jovens “largados” nas ruas do descaso quando através dos desportos , muitos deles encontrariam um rumo melhor para suas vidas , longe das drogas e da delinquência .

 
Valdemar Ribeiro
Enviado por Valdemar Ribeiro em 16/08/2009
Alterado em 25/10/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.