Valdemar Ferreira Ribeiro
...Navegando  nos Mares  do  Sul  ...  Observando  o  Norte
CapaCapa
TextosTextos
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos

UMA SOCIEDADE MAIS EVOLUÍDA

Como se sente alguém que estuda , lê , se informa , se esforça para melhorar e ser ético , coerente , para ser correcto consigo e com os outros , que quer evoluir mental e fisicamente , quer construir e fazer parte de uma sociedade mais equilibrada , mas fica dependente de uma maioria de pessoas que não desejam isso , que pouco se esforçam para evoluir ou que só pensam exclusivamente em si mesmos ?

Como se sente alguém que escuta um “responsável” a dizer que não precisa de dar bons exemplos para alcançar um cargo de poder e liderança ?

Numa votação , é conveniente eleger pessoas responsáveis que gostam de se esforçar e trabalhar com qualidade e que em seu trabalho diário seguem o ditado antigo que ensina “ não deixar para amanhã o que se deve fazer hoje ”.

Num país democrático é necessário eleger pessoas que gostam de ampliar seu pensamento , pessoas que gostam de escutar as ideias dos outros pois essas ideias podem ser melhores ou não .

É bom viver num lugar aonde é possível trabalhar em paz , com alegria , com prazer , em permanente evolução .

É bom viver num país aonde o respeito pelos cidadãos é real , aonde as lideranças políticas e sociais respeitam e são respeitadas , não através da força bruta mas através da inteligência , da sabedoria e dos bons exemplos no dia a dia .

É bom fazer parte de um colectivo humano aonde as pessoas se esforçam para evoluir sabendo que isso implica num maior esforço mental e físico pois “pensar exige esforço”.

Se um líder ou qualquer outro responsável diz que pretende alcançar determinado fim e depois utiliza-se de meios incorrectos para lá chegar , é claro que o fim também será incorrecto .

É aquela velha história do pai que fuma e diz ao filho para não fumar .

É aquela conversa do especialista , do economista , do político , que sabe muitas teorias económicas , sabe muito da vida dos outros , sabe muito da vida do país , mas em sua própria casa as finanças estão desequilibradas , sua casa está suja , sua vida desorganizada , sua relação com a família é desequilibrada e bruta ,etc..

É muito importante o bom exemplo para se construir um colectivo humano mais desenvolvido e uma democracia mais consciente pois a sociedade influencia o individuo e vice-versa .

É muito importante cada um cuidar muito bem de si próprio .

Cuidar de si é também cuidar dos outros e do colectivo humano e ambiental ao qual todos pertencemos quer queiramos quer não pois somos seres sociais que necessitam uns dos outros e do ambiente em geral para sobreviver com dignidade e equilíbrio .


 
Valdemar Ribeiro
Enviado por Valdemar Ribeiro em 08/11/2009
Alterado em 25/10/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.