Valdemar Ferreira Ribeiro
...Navegando  nos Mares  do  Sul  ...  Observando  o  Norte
CapaCapa
TextosTextos
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos


ANGOLA PLANTA ÁRVORES ?

Desde os primórdios que os humanos cortam árvores e em África poucos plantam .

Quando as populações eram bem menores que hoje a natureza conseguia repor o corte mas hoje com o aumento substancial das populações e a necessidade de lenha para preparar o alimento ou com o lucro ganancioso não é mais possível à natureza repor as florestas mantendo o equilíbrio ecológico .

O Norte de África era coberto com florestas à mais de dois mil anos e hoje não passa de um deserto e as grandes guerras planetárias neste século XXI estão precisamente ali devido à pouca água e a inexistência de árvores prejudica ainda mais esta situação .

Ou seja , neste século a água potável será um dos motivos principais para as desavenças humanas e quem possui água potável tem de fazer o esforço de as preservar com muito carinho e cuidado .

Só é possível preservar as chuvas e preservar suas águas se existirem árvores ou seja , se as florestas forem preservadas ou desenvolvidas com árvores apropriadas .

Na maior parte dos projectos de corte de árvores solicitam-se aos diversos governos autorizações para fazer o corte em determinada área mas sem a preocupação sequer de voltar a replantar arvores originais na região .

Ao sul de Angola , um determinado grupo empresarial solicitou ao governo provincial autorização para efetuar o corte de árvores antigas e nobres em mais de mil hectares de terras totalmente arborizadas pela natureza e nesse projecto sequer havia uma preocupação ecológica através de um reflorestamento ordenado , apenas o interesse financeiro e imediato era importante .

Isso não é desenvolvimento sustentado mas sim destruição .

Aquelas arvores ali naturalmente nascidas não são pertença dos governos mas apenas estão em terrenos públicos sob sua tutela e responsabilidade .

Essas arvores pertencem a todos os cidadãos e cabe aos governos preservar as mesmas para o bem geral .

Se alguém deseja cortar árvores , qualquer que seja o motivo , primeiro tem que plantar e só depois pode cortar controladamente e não de qualquer maneira .

E ao se plantarem árvores, é necessário saber quais as melhores espécies .

Algumas pessoas falam que o Eucalipto é uma boa árvore e há que plantar essa árvore com fartura mas é preciso ter cuidado com esta afirmativa .

Os países menos desenvolvidos da Europa Ocidental são os que mais plantaram este tipo de árvores e outras , tais como o pinheiro .

Os países mais desenvolvidos evitam este tipo de floresta pois sabem , por experiência , que este tipo de floresta facilmente arde e frequentemente assistimos a isso em Portugal , Espanha , Grécia .

Dentro de uma floresta de Eucaliptos ou pinheiros bravos não sobrevivem passarinhos ou outros animais e plantas , não se desenvolvendo ciclos biológicos ou seja , quebra-se o equilíbrio ecológico .

Além disso , como estas árvores não são de madeira nobre pois são árvores de crescimento rápido , elas precisam de muita água para crescerem rápido e nisso esgotam as águas do subsolo e secam as nascentes de água .

É necessário muito cuidado na escolha dos tipos de árvores para haver um desenvolvimento equilibrado florestal .
Valdemar Ribeiro
Enviado por Valdemar Ribeiro em 06/08/2010
Alterado em 19/10/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (citar autoria de Valdemar Ferreira Ribeiro e o site www.valdemarferreiraribeiro.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.