Valdemar Ferreira Ribeiro
...Navegando  nos Mares  do  Sul  ...  Observando  o  Norte
CapaCapa
TextosTextos
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos


O PRINCIPIO DA INTELIGÊNCIA PLANETÁRIA

Segundo Eigen ( prêmio Nobel de química ), não tem sentido a pergunta "o que existiu primeiro - o ovo ou a galinha , a causa ou o efeito ? Por outras palavras, os ácidos núcleicos ou as proteínas , a informação genética ou a função ? " .

Trata-se de uma discussão à cerca do inicio ou fim de uma circunferência.

Afirma aquele autor que num sistema vivo muito primário , informação ou função estão ligadas uma à outra por  eacoplamento múltiplo .

As hipóteses são várias na construção de um conceito à cerca da génese da vida mas o entendimento profundo desta questão só pode nascer quando o ser humano viajar profundamente para dentro de si ou seja , só quando a sociedade humana desenvolver sua consciência individual e colectiva terá capacidade para compreender a génese da vida .

É como querer entender a morte sem primeiro compreender a vida .

O entendimento conceitual das questões mais importantes da vida não é suficiente para se afirmar que há uma consciência real sobre essas questões .

Quando existe uma consciência verdadeira sobre cada uma das questões que a vida coloca perante cada individuo há também uma atitude individual profunda em busca de um equilíbrio como resposta a cada uma das questões .

A teoria de Jacques Monod "Le Hasard Et La Necessité " , cientista que compartilhou com François Jacob um prémio Nobel , demonstra com lógica que o surgimento do animal humano deve-se a um "acaso e necessidade" , assim como o constante evoluir da vida desde a molécula mais simples até ao processo da consciência , acto supremo que dá sentido á vida .

Segundo Monod , o ser humano não deve a sua criação a um longo e prudente investimento duma herança cada vez mais aperfeiçoada .

É óbvio que a vida universal é , em si , algo que transcende o simples nascer , crescer , morrer e completa-se com a consciência desse ciclo , num acto singelo de criação .

De acordo com a teoria do "Acaso e Necessidade" , a vida pode surgir espontaneamente em qualquer ambiente planetário favorável e evoluir para seres complexos com potencial de inteligência desde que seja possível dispor de grandes quantidades de tempo e energia .

O primeiro ser com características denominadas humanas desenvolveu-se neste planeta à mais de dois milhões de anos , tempo este muito curto comparado com o surgimento desta galáxia ou até deste planeta .

Seria uma atitude não inteligente não se considerar a possibilidade de vida com movimento e consciência em outros pontos do universo das Galáxias pois o humano , tão primário ainda em seu desenvolvimento mental individual e colectivo , não vai continuar ousadamente ignorante a afirmar que ele é o ápice de um processo de desenvolvimento da inteligência universal .

É uma lógica natural que é preciso uma combinação invulgar de circunstâncias para estimular a evolução da inteligência de ordem elevada , razão esta suficiente para se respeitar mais este planeta .

É natural também que a inteligência confere á raça uma infinita liberdade de escolha , satisfazendo e dando livre curso à curiosidade e à versatilidade .

E há outros animais aqui neste planeta tais como os golfinhos , baleias , elefantes , chimpanzés , etc. , que poderão desenvolver mais suas mentes pois seus cérebros são grandes e cheios de convulsões , e já demonstraram ter capacidade para isso .

Os golfinhos do aquário de Miami conseguem entender-se com dois objectos ao mesmo tempo : equilibrar uma bola na ponta do focinho e outra na cauda .

O próprio homem precisa de ser ensinado e precisa de alimentar-se convenientemente para desenvolver sua capacidade mental .

A experiência de poucos casos de crianças criadas por lobos e salvas mais tarde , mostra que raramente atingiram algo que se aproxime de uma inteligência normal e antes pelo contrário ficaram numa idade mental de poucos anos , pouco superiores em intelecto a um chimpanzé .

As relações estreitas entre o cérebro , a visão , o tacto , a audição , o gosto , o olfacto , as linguagens de comunicação , o ambiente ecológico e suas influências físicas e psíquicas , a intuição e outros sentidos gravados nos genes mas ainda pouco desenvolvidos , são o conjunto de "acasos e necessidades" que podem permitir o desenvolvimento mais profundo da inteligência humana .
Valdemar Ribeiro
Enviado por Valdemar Ribeiro em 06/08/2010
Alterado em 19/10/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (citar autoria de Valdemar Ferreira Ribeiro e o site www.valdemarferreiraribeiro.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.