Site de Valdemar Ferreira Ribeiro

.....  Navegando  em  Mares  do  Sul  ...  Observando  o  Norte .

Textos

ENSAIO SOBRE A LEALDADE E FIDELIDADE

SER OU NÃO SER LEAL OU FIEL (*)

É importante apreender , antes de qualquer análise filosófica mais profunda , o significado léxico destas duas palavras , descritas no final deste texto , conceituadas diferentemente por vários autores linguísticos nos diferentes dicionários dos vários países da CPLP .

Para se mergulhar com profundidade na realidade por detrás destes dois conceitos descritos nas diferentes memórias dos diferentes dicionários lusófonos , é necessário compreender não só os aspetos léxicos mas também o que elas realmente representam no dia a dia de cada um , nas realidades sociais individuais e coletivas .

A palavra fiel denota submissão , dependência , compromisso .

A palavra leal denota clareza , profundidade , lógica , inteligência , união .

A pessoa dedutiva , que pensa por si mesmo , reflexiva , profunda , sabe que precisa de ser fiel a si mesmo , aos seus princípios , à sua integridade mental , à sua visão do mundo pois só assim consegue caminhar conscientemente com seus próprios passos .

Ser fiel a si mesmo é andar íntegro consigo , de acordo com seu pensar dedutivo , lógico , intuitivo .

Ser fiel a si mesmo é construir seu próprio caminho de acordo com os valores interiores dedutivos , não indutivos .

E quem é fiel a si mesmo , é leal consigo próprio , é unido interiormente , é coerente , é integro com suas ideias .

Quem é fiel ao outro sem ser primeiro consigo mesmo torna-se dependente do outro , não pensa por si mesmo , torna-se escravo mesmo que essa decisão seja uma opção sua .

E quem assim decide , opta por um viver medíocre , pois prefere seguir do que construir seu próprio caminho visto que pensar exige esforço e seguir é mais fácil .

E seguir tem sido o caminho da grande maioria .

Cada um precisa ser fiel a si mesmo , e isso não é um caminho fácil pois exige muita instrospeção , muita reflexão , e só então está apto a ser leal com os outros .

Para ser leal ao outro ou ao grupo é necessário ter consciência sobre o que eles  representam para si e se os valores partilhados , os objetivos , os ideais , os fins são os mesmos .

Se o grupo partilha dos mesmos objetivos e respeita o individuo , então este é leal ao grupo , esforça-se em colaborar no mesmo sentido .

Se as regras do grupo ou do outro são contrárias à sua própria fidelidade , então deixa de haver lealdade entre o individuo e o outro ou o grupo .

Ser fiel a si mesmo e ter consciência disso permite um grau de lealdade com o outro ou com o grupo mais amplo , mais firme , mais unido .

Numa relação entre duas pessoas , quando se exige fidelidade e não lealdade , essa relação é de posse e não de liberdade .

Numa relação de lealdade entre duas pessoas , aonde cada um é fiel a si mesmo , há liberdade interior psíquica , fundamento de uma inteligência profunda .

Todos nascem e morrem sózinhos e na hora em que alguém vai morrer se esta pessoa convidar outrem , seja quem for , para o acompanhar, naturalmente ninguém em sã consciência o seguirá , a não ser em casos extremos .

Isto quer dizer que se o individuo durante sua vida não for fiel a si mesmo , então desperdiça um momento único e raro que é este viver aqui , mesmo que esta vida possa parecer por vezes muito difícil .

Este seu viver aqui nesta terra foi um instante desperdiçado pois não conseguiu construir seu próprio caminho , não foi fiel a si , às suas ideias .

Ajudar uma criança , educar , é permitir que ela seja fiel a si mesmo e leal com o grupo ao qual pertence , construindo uma inteligência dedutiva , intuitiva , pois só assim pode alcançar o ápice do universo que lhe compete construir .


SIGNIFICADO LÉXICO :

SER LEAL :
Dicionário brasileiro AURÉLIO :
Sincero , franco , honesto , fiel aos seus compromissos

Dicionário português LELLO :
Sincero , franco , honesto , sincero , fiel , dedicado .

Dicionário português PORTO EDITORA :
Que não falta às suas promessas , sincero , franco , honesto , fiel , dedicado .


SER FIEL :
Dicionário brasileiro AURÉLIO :

Que cumpre aquilo a que se obriga , leal , honrado , íntegro , probo , que não falha , certo , firme , constante , perseverante , amigo certo , verdadeiro , que é digno de fé .

Dicionário português LELLO :
Que cumpre aquilo a que se obrigou , constante , honrado , exacto , firme , leal , amigo.

Dicionário português PORTO EDITORA :
Que cumpre aquilo a que se obriga , probo , constante , exacto , verdadeiro , seguro .

valdemaribeiro
Enviado por valdemaribeiro em 17/08/2010
Alterado em 17/08/2010
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (citar autoria de Valdemar Ferreira Ribeiro e o site www.valdemarferreiraribeiro.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras