Site de Valdemar Ferreira Ribeiro

.....  Navegando  em  Mares  do  Sul  ...  Observando  o  Norte .

Textos

O ESPIRITO COLETIVO NA CPLP
O ESPIRITO DE UNIÃO

Os elefantes  são um grupo de animais que , inconscientemente ,  agem  como um  coletivo  e  tudo o que afeta o individuo também afeta o coletivo e  a  memória dos elefantes  é  extremamente sensível e profunda , no tempo e distância .

Já há comprovações cientificas demonstrando isso .

Há muitos outros grupos de  animais que também se regem  pelo coletivo instintivamente , por exemplo  as baleias , os golfinhos , os gorilas , as abelhas , as formigas , etc. ,   e  todo o seu trabalho individual em vida tem como fundamento a preservação e evolução do grupo ,  mesmo admitindo que esse instinto possa ser inconsciente .

Quando é necessário o individuo sacrificar-se pelo grupo isso é feito de  forma instintiva seguindo uma lógica natural de preservação da espécie .

Há muitos seres humanos , pai , mãe  e outros  ,  quando um filho ou parente ou amigo estiver em perigo ,  não se importam de dar sua  vida  para preservarem a  vida da outra pessoa  ,  em casos de  grande risco .

Há  alguns grupos humanos ,  em algumas regiões do globo ,  que  são  exemplos reais de um instinto  coletivo evoluído e podem citar-se o exemplo de alguns países escandinavos  e  outros grupos humanos que vivem de uma forma mais natural  em regiões ecologicamente mais preservadas .

Nestes grupos humanos com um instinto coletivo mais evoluído ,  é notório  que o grupo sobrepõe-se ao individuo mas no entanto  os indivíduos  têm um modo de vida  bastante equilibrado  pois o grupo protege-o  e  vice-versa   e  os  individuos desenvolvem uma consciência  profunda sobre o coletivo ao qual pertencem .

Nos  países da CPLP , Brasil , Angola , Portugal , por exemplo ,  nota-se  claramente que  muitos cidadãos  não têm   uma consciência  sobre o coletivo ao qual pertencem .

A ignorância sobre a cultura de onde vieram ou aonde estão inseridos ,  a ganância individual ,  a falta de consciência  sobre o coletivo ao qual pertencem , a  ignorância  sobre os benefícios de  um coletivo mais unido baseado no respeito individual e respeito  pelas diferenças ,  geram  dificuldades  grandes  na convivência  desses grupos.

A não consciência de grupo  gera  uma maior dificuldade à sobrevivência individual.

É importante desenvolver uma consciência sobre a importância dos indivíduos  inseridos  num coletivo humano  e não humano .

Nenhum ser consegue  sobreviver equilibradamente  sem a  existência de outros seres .

valdemaribeiro
Enviado por valdemaribeiro em 13/11/2012
Alterado em 13/11/2012
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (citar autoria de Valdemar Ferreira Ribeiro e o site www.valdemarferreiraribeiro.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras