Valdemar Ferreira Ribeiro
...Navegando  nos Mares  do  Sul  ...  Observando  o  Norte
CapaCapa
TextosTextos
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos

UMA NAÇÃO SOCIAL



Agostinho da Silva, filósofo, pautou sua vida exemplar como humano ascético e ético consigo mesmo e com os outros .

O mestre alertou que o mundo a vir lusófono tem de ser um mundo mais criativo onde a valorização da cultura seja maior e com uma economia social e ambiental sustentada, um mundo humano mais espiritualizado .

Agostinho da Silva chamou a atenção para um novo mundo não regido apenas pela batuta dos tecnocratas, cujos objetivos se pautam pelos cifrões amealhados , pelas regras militarizadas e por parâmetros robotizados .

O filósofo citou a sociedade alemã como exemplo de uma sociedade muito parametrizada por regras frias e calculistas e por uma economia de cifrões e estatisticas. 

A sociedade alemã tem aspetos positivos como também tem aspetos negativos e basta anteceder alguns anos na história alemã para comprovar isso .

Agostinho da Silva citou também alguns exemplos sociais no interior do Brasil e nos Açores aonde as populações têm como fundamento um mundo mais espiritual , o chamado mundo do espirito santo .

Bandarra (1556), o padre António Vieira ( 1697) e Fernando Pessoa ( 1935) , ao sonharem o seu “quinto império” alertaram que o mundo lusófono a construir neste novo século seria um mundo de cultura , um mundo mais civilizacional aonde exista o respeito pelas diferenças .

Num mundo civilizacional , as pessoas buscam realizar-se a si mesmas optando por profissões mais equilibradas e satisfatórias , novas formas de trabalhar  estar e ser na vida , aonde não ser infeliz é fundamental .

Hoje em dia existem , cada vez mais , novas profissões voltadas para um mundo mais equilibrado social , ecológico e economicamente .

Exemplos de novas profissões são as “ONGS” , são as empresas que utilizam novas tecnologias da informação , energias alternativas , preservação da natureza , novas biologias , uma nova educação mais experimental e viva aonde é fundamental ajudar os jovens a pensarem por si mesmos , serem luz de si próprios .

Em Portugal e no Brasil já há muitos exemplos de cidadãos que optaram por profissões e modos de vida bastante equilibrados e diferenciados e seria muito interessante que esses exemplos de vida sejam cada vez mais divulgados através da mídia .

Em vez da mídia desperdiçar tanto tempo com os discursos dos políticos e administradores públicos , muitas vezes repetições exaustivas da mesma informação por vezes duvidosa , seria mais útil que esse tempo de antena fosse utilizado dando a conhecer ao público em geral exemplos de cidadãos que reconstruiram novas formas de vidas alternativas mais interessantes , mais criativas .

Muitos cidadãos , nesta luta de hoje cada vez mais dificil , precisam de encontrar alternativas de vidas melhores , precisam de escutar e ver exemplos de vida de outras pessoas que sejam mais interessantes e com esses exemplos possam encontrar inspiração para reconstruirem suas próprias vidas .

Se não for este o caminho a construir , um mundo mais equilibrado , menos consumista , menos infeliz , mais criativo , naturalmente que o futuro não será risonho e os jovens herdarão uma sociedade humana cada vez mais infeliz e mais desequilibrada , mais poluída em todos os sentidos .
Valdemar Ribeiro
Enviado por Valdemar Ribeiro em 16/11/2012
Alterado em 09/10/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (citar autoria de Valdemar Ferreira Ribeiro e o site www.valdemarferreiraribeiro.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.