Valdemar Ferreira Ribeiro
...Navegando  nos Mares  do  Sul  ...  Observando  o  Norte
CapaCapa
TextosTextos
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos


A NAÇÃO PORTUGUESA E SUAS CULTURAS

A sociedade portuguesa de hoje é uma miscigenação de raças com origens lusitanas e de muitos outros povos vindos de muitos lugares do planeta .

O Portugal de hoje é uma sociedade mais cosmopolita,  com acesso à informação mas perdeu muito de sua alma lusitana pois a ideia de raízes culturais originais e nação fraterna se esvaiu muito .

Nos países mais desenvolvidos , mas não são muitos , o sentimento , o espirito de nação é profundo e real .

Quais as ideias que a Europa Ocidental tem sobre Portugal e suas culturas ?

Quais as ideias que os portugueses têm sobre a Grécia e suas culturas ?

Quais as ideias que os portugueses têm sobre os países europeus localizados a norte ?

Naturalmente , ao se fazer uma reflexão sobre um determinado grupo ou nação . é preciso distinguir claramente as particularidades de cada indivíduo e as particularidades de cada sub-grupo dentro desse grupo e as próprias particularidades do grupo .

Não se pode generalizar as análises e os conceitos sobre um determinado grupo senão cometem-se erros crassos pois os grupos minoritários e os indivíduos muitas vezes representam um pensar diferenciado, mais equilibrado ou menos equilibrado .

Não são muitas as nações que podem afirmar que a maioria dos indivíduos de seu grupo têm um pensamento realmente cientifico , equilibrado e evoluído .

Pode-se analisar o exemplo da Noruega que é considerada pelas Nações Unidas e pela UNICEF como uma das nações mais desenvolvidas do planeta e é cem por cento alfabetizada , as crianças e os mais velhos são extremamente respeitados e tem um padrão de desenvolvimento económico , social e ambiental dos mais equilibrados e evoluídos .

A Noruega tem menos de cinco milhões de habitantes e localiza-se numa região geográfica cujo clima é muito hostil .

Este grupo conseguiu sobreviver e alcançar um grau de desenvolvimento avançado utilizando-se de um simples elo denominado “ a união do grupo ” , a noção de uma nação unida .

Com este objetivo muito bem definido , o povo norueguês construiu soluções coletivas para alcançar um elevado padrão individual de desenvolvimento .

Se aprofundarmos uma reflexão sobre os quatro países Escandinavos , podemos aprender rapidamente qual o melhor caminho para alcançar um maior desenvolvimento económico , social e ambiental .

Talvez seja importante haver uma maior interação e aprofundamento entre as culturas portuguesas e as culturas escandinavas pois ao se conhecer melhor a cultura do outro é possível melhorar a cultura individual e consequentemente a do grupo aonde se insere .

A cultura portuguesa tem aspetos evoluídos mas também tem aspetos menos evoluídos e a falta de união , de uma forma geral , entre o grupo não permite um desenvolvimento maior tanto individual como coletivo .

Percebe-se claramente em muitos indivíduos deste grupo um pensar muito parametrizado , preconceituoso e superficial , um pensar ignorante aonde não existe o sentido de união coletivo causado por desconhecimento das raízes culturais., de onde vieram e para vão ..

Há também pensadores na cultura portuguesa , e cada vez em maior número , de profunda visão universal capazes de entenderem as lógicas por detrás das palavras , as realidades atómicas da vida por detrás dos pensamentos , realidades invisíveis quando as análises são superficiais ou preconceituosas .

A nação portuguesa precisa de rapidamente definir melhor os objetivos a alcançar como sociedade e nação unida , refletir se há uma responsabilidade lusitana , se há a noção real de uma bandeira , a noção de uma Pátria portuguesa .

As lideranças em Portugal , os cidadãos e os sub-grupos de cidadãos tais como o CLUBE DOS PENSADORES , têm o dever de questionar e aprofundar sobres os melhores valores económicos , sociais e ambientais que podem servir à nação lusitana denominada Portugal , se realmente pretendem alcançar um patamar de desenvolvimento profundo tal como a nação norueguesa .

Basta querer pois o “penso e posso pensar” é inerente a cada individuo normal e este afeta o grupo e vice-versa .

A natureza sapiente , ao criar os maravilhosos tesouros da vida , no espaço e no tempo , dá-nos o exemplo de amorosa paciência .
Valdemar Ribeiro
Enviado por Valdemar Ribeiro em 09/01/2013
Alterado em 09/10/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (citar autoria de Valdemar Ferreira Ribeiro e o site www.valdemarferreiraribeiro.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.