Valdemar Ferreira Ribeiro
...Navegando  nos Mares  do  Sul  ...  Observando  o  Norte
CapaCapa
TextosTextos
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos


HISTÓRIA DE ANGOLA E PORTUGAL - VILA DA CHIBIA

VILA DE JOÃO DE ALMEIDA – CHIBIA.

Em 1885 iniciou-se a colonização portuguesa que fundou a povoação de São Pedro da Chibia.

A zona foi também colonizada por BOERES.

Em 30 de Outubro de 1927 a povoação São Pedro da Chibia foi elevada à categoria de Vila e sede Municipal, com a designação de Vila de João de Almeida.

Em 1975 voltou à designação de Chibia.

A estátua que representava o capitão João de Almeida, em 1975, foi lançada no rio e por ali ficou abandonada durante muitos anos, e sofreu alguns danos.

Há algum tempo atrás, o Conservador do Museu Regional da Huila, Dr. José Ferreira, percebendo o erro da história ao  destruir esta estátua e outras estátuas, decidiu recuperar esta estátua e guardou-a no quintal do museu Regional da Huila.

Em 2018, a actual Directora deste Museu , Dra Soraia Santos Ferreira, com o patrocinio das empresas Fábrica de água “PRECIOSA”, PLANASUL, CONSER, NEUCE, conseguiu finalmente erguê-la e voltar a dar-lhe dignidade, após quarenta e três anos.

A partir de agora, recuperou-se uma pequena parte da história de Angola e no quintal do MUSEU REGIONAL DA HUILA já é possivel ler e entender uma parte da história de Angola e de Portugal, através da estátua de João de Almeida, obra de arte, agora em pé, em seu pedestal.

A história deve sempre ser preservada como lição do bem e do mal e representa uma mais valia para a economia local.

Esta estátua foi construida pela artista plástica OLGA VARANDAS e seria interessante que a familia desta artista pudesse entrar em contacto com a direcção deste Museu no sentido de se recuperar esta história.

 
Valdemar Ribeiro
Enviado por Valdemar Ribeiro em 05/11/2018
Alterado em 08/11/2018

Música: Todos Somos Um (Dueto com Jose - Dulce Pontes

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (citar autoria de Valdemar Ferreira Ribeiro e o site www.valdemarferreiraribeiro.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.