Valdemar Ferreira Ribeiro
...Navegando  nos Mares  do  Sul  ...  Observando  o  Norte
CapaCapa
TextosTextos
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos


HISTÓRIA DE ANGOLA E PORTUGAL - VILA DA CHIBIA

VILA DE JOÃO DE ALMEIDA – CHIBIA.

Em 1885 iniciou-se a colonização portuguesa que fundou a povoação de São Pedro da Chibia.

A zona foi também colonizada por BOERES.

Em 30 de Outubro de 1927 a povoação São Pedro da Chibia foi elevada à categoria de Vila e sede Municipal, com a designação de Vila de João de Almeida.

Em 1975 voltou à designação de Chibia.

A estátua que representava o capitão João de Almeida, em 1975, foi lançada no rio e por ali ficou abandonada durante muitos anos, e sofreu alguns danos.

Há algum tempo atrás, o Conservador do Museu Regional da Huila, Dr. José Ferreira, percebendo o erro da história ao  destruir esta estátua e outras estátuas, decidiu recuperar esta estátua e guardou-a no quintal do museu Regional da Huila.

Em 2018, a actual Directora deste Museu , Dra Soraia Santos Ferreira, com o patrocinio das empresas Fábrica de água “PRECIOSA”, PLANASUL, CONSER, NEUCE, conseguiu finalmente erguê-la e voltar a dar-lhe dignidade, após quarenta e três anos.

A partir de agora, recuperou-se uma pequena parte da história de Angola e no quintal do MUSEU REGIONAL DA HUILA já é possivel ler e entender uma parte da história de Angola e de Portugal, através da estátua de João de Almeida, obra de arte, agora em pé, em seu pedestal.

A história deve sempre ser preservada como lição do bem e do mal e representa uma mais valia para a economia local.

Esta estátua foi construida pela artista plástica OLGA VARANDAS e seria interessante que a familia desta artista pudesse entrar em contacto com a direcção deste Museu no sentido de se recuperar esta história.

 
Valdemar Ribeiro
Enviado por Valdemar Ribeiro em 05/11/2018
Alterado em 08/11/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (citar autoria de Valdemar Ferreira Ribeiro e o site www.valdemarferreiraribeiro.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.