Valdemar Ferreira Ribeiro
...Navegando nos Mares do Sul ... Observando o Norte
Capa Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
ÁGUA POTÁVEL - SAÚDE PÚBLICA
A água potável é o mais importante alimento, liquido, de todos os seres vivos aqui na Terra.

A Terra possui determinada quantidade de água que veio de fora do planeta nos Cometas e se não forem bem preservadas podem através da evaporação voltar ao espaço o que tornaria a Terra inóspita e inabitável como é o caso de Marte e da Lua.

Sem alimento sólido os seres vivos podem sobreviver até semanas mas sem água potável apenas sobrevivem alguns poucos dias pois o corpo é constituído por água num percentual elevado.

E muito importante também estudar e saber que as águas não são todas iguais pois diferem umas das outras em função da mineralização de cada uma pois podem ter maior ou menor quantidades de sais minerais e devido a isso as águas podem ser denominadas de águas pesadas ou águas leves.

As águas pesadas possuem características minerais mais acentuadas, têm em maior quantidade de determinados sais minerais dependendo do lugar aonde estejam ou por onde passem pois estão sempre em permanente movimento dentro do planeta, evaporando-se e caindo como chuva, descendo as montanhas ou os rios em direcção ao mar, penetrando no interior da terra e formando aquíferos, rios, mares, lagos, glaciares, etc..

As águas pesadas ingeridas frequentemente pelas pessoas, à medida que são filtradas pelos rins vão acumulando alguns dos minerais contidos nestas águas e com o tempo esses minerais podem transformar-se em pedras nos rins.

Razão esta que obriga os médicos a aconselharem seus pacientes a mudarem de marcas de água constantemente para não absorverem sempre os mesmos sais minerais que podem causar pedras nos rins.

Mas estes aconselhamentos nem sempre são correctos pois muitas vezes os médicos não conhecem os tipos de águas que seus pacientes ingerem nem conhecem a origem dessas águas, o que pode ser bastante prejudicial ao paciente se o conselho estiver errado.

As águas leves possuem uma menor quantidade de sais minerais e por essa razão normalmente não geram pedras nos rins pois ao serem filtradas por estes não deixam resíduos minerais e são, em principio, as melhores águas para limparem e purificarem o organismo humano.

É importante que os cidadãos conheçam as origens das águas que consomem e saibam se são águas leves ou pesadas e se são naturais ou tratadas quimicamente pois estas realidades definem quais devem ser as escolhas certas para alimentarem e conservarem a saúde do corpo humano.

As águas do litoral tendem a ser mais pesadas naturalmente pois estão perto do mar a baixa altitude e sofrem a influência das águas salgadas, águas com muito sódio e outros minerais.

As águas das montanhas tendem a ser mais leves pois as nuvens que vêm do mar e depois caem em forma de chuva, transportam partículas de vapor de água que precisam de se elevar mais alto mas após caírem nos solos absorvem os sais minerais contidos nestas terras e naturalmente a qualidade destas águas depende também da qualidade dos solos penetrados.

Quando os aquíferos estão nas cidades ou perto delas ou estão rodeados por muita agricultura com seus produtos químicos ou por muitas casas com fossas cépticas ou tem grande transumância ao seu redor a montante, de onde vêm as águas, há muitas possibilidades de haverem contaminações das águas destes aquíferos  devido aos dejectos dos animais e das casas de banho e dos produtos químicos e estas contaminações obrigam a tratamentos químicos destas águas para voltarem a ser potáveis e por isso deixam de ser naturais.

Por estas razões, as leis internacionais obrigam a que as fábricas de engarrafamento de águas ou outras fábricas não podem estar dentro de vilas ou cidades e sejam obrigadas a isolarem totalmente pelo menos mil metros a montante do ponto de recolha das águas e também ao redor a juzante para não acontecerem estes riscos para a saúde humana pois as águas impróprias podem gerar cóleras e outras doenças graves..

A água é um elementos da natureza muito sensíveil e mesmo estando dentro de garrafas facilmente podem absorver cheiros químicos ou outros cheiros e daí a importância de uma boa conservação longe do calor e de lugares com odores estranhos ou químicos e boas condições ambientais e longe da luz solar devido ao processo de fotossíntese.

Assiste-se muitas vezes Instituições internacionais oficiais e até as Nações Unidas a aconselharem as pessoas que não têm acesso fácil as águas cem por cento potáveis, a fazerem certos tratamentos químicos para que as águas contaminadas se tornem potáveis.

Mas nem sempre estas acçõs são as mais correctas pois essas águas mesmo tornando-se potáveis podem trazer no futuro outros problemas de saúde às pessoas que as consomem e por isso é necessário haver muito cuidado quando se bebe uma água e mesmo fervendo estas águas contaminadas ou águas pesadas, nem sempre isso representa uma segurança para a saúde pois são soluções paliativas ou de necessidade imediata, não devem ser soluções de médio ou longo prazo.

Ferver uma água pode matar os organismos vivos, bactérias, mas não elimina os produtos químicos nem os minerais.

Nas televisões por vezes os apresentadores falam das águas como se todas fossem iguais ou tivessem o mesmo padrão de qualidade alimentar o que não é correcto e induz os cidadãos a não terem muito cuidado com este alimento liquido.

As escolas e Universidades deveriam ter no seu Curriculum uma maior informação técnica sobre águas, principal alimento líquido dos seres vivos.
Valdemar Ribeiro
Enviado por Valdemar Ribeiro em 23/01/2024