Valdemar Ferreira Ribeiro
...Navegando nos Mares do Sul ... Observando o Norte
Capa Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
RESPONDENDO À QUESTÃO "POBREZA , FOME E CORRUPÇÃO"



Nesta fogueira agradável angolana, nossa em cada dia novo a construir, decidi apear-me deste meu cavalo à brida e tertuliar de forma sucinta mas considerando a relatividade das ideias .

Não gosto muito de masturbações teóricas mentais sobre a vida dos outros, pois prefiro refletir sobre a vida real em mim e sobre os meus atos, e isso já me dá muito trabalho, muito mesmo, mas também tenho mais gozo e satisfação comigo mesmo e cumpro a vida em mim .

Um voyeur é aquela pessoa que em vez de gozar, ser feliz, ter alegria, criar, etc. com sua própria vida prefere sentir algum pequeno prazer com a vida dos outros espreitando-os através de um monóculo de maneira a não ser visto ou seja é uma pessoa que foge da vida escondendo-se nas moitas .

As organizações humanas, desde os primórdios , geralmente gostam de levantar a bandeiras dos pobres ou dos ricos , mas sempre as bandeiras dos outros, dizendo-se os defensores ou os preocupados com as realidades do mundo .

Os chamados Mestres ou gurus ou chamados especialistas sabem sempre muito da vida dos outros mas de sua própria vida muitas vezes pouco sabem e quem sabe faz em si .

Já vi, neste meu caminhar que já vai longo pela vida , muitos pratos encherem-se com as misérias ou dízimos dos chamados pobres .

Por isso prefiro sempre construir em mim e desse modo crescerá nos outros ao meu redor , se quiserem ... senão ... cada um sabe de si , cada um tem a liberdade de escolher o melhor para si e nossos filhos e netos também têem de escolher o que é melhor para eles, isso é uma obrigação .

Nesta vida há os que de mão estendida fingem estar sempre à espera de um lugar no céu da terra ou no céu do céu pois assim não precisam de fazer muito esforço visto que pensar ou construir em si exige esforço .

Aprecio os que experimentam, mesmo que muitas vezes as experiência não dêem certo mas o simples facto de experimentar já é dar certo pois aprende-se muito com os erros ou desacertos .

E o que é certo ou errado para uns pode não ser para outros pois a vida é muito relativa .

Quem não experimenta não erra mas também não acerta , e é essa a máxima do chamado “Velho do Restelo” .


Nós aqui em Angola não somos uma sociedade ocidental mas sim uma sociedade africana ocidentalizada e quem não compreender isso “dará sempre com os burros na água” , como diz o ditado .

Nós aqui em Angola temos uma maior consciência e muita informação sobre o que se está a passar no mundo globalizado de hoje .

Mas nós aqui , quando atingimos mais de cinquenta anos de idade não estamos à espera das esmolas das reformas que algum governo nos irá oferecer para paramos de ser produtivos e esperar a hora .... do fim .

Nós aqui, nesta sociedade africana ocidentalizada , construímos sempre muitos sonhos de projectos para viver e essa é a nossa maior vitória

Nós aqui sabemos que a vida sem sonhos é uma “ quase morte” como diz o poeta Fernando Pessoa .

A pessoa negativa transforma todas as oportunidades em dificuldades e a pessoa positiva transforma todas as dificuldades em oportunidades e esta é a filosofia dos guerreiros .

A vida sem sonhos é o mesmo que desperdiçar a oportunidade de estar vivo , é um jogar no lixo a vida numa esquina qualquer , de um parque qualquer , como uma beata num canto qualquer ou na boca , jogando conversa fora como passatempo e distraindo-se da mediocridade da vida num carteado ou pôker qualquer sem sentido .

Ainda bem que neste nosso futuro, nesta nossa sociedade africana ocidentalizada de hoje , muitos de nós precisamos de trabalhar sempre pois não temos essa alternativa aparentemente atractiva de esperar uma reforma/esmola qualquer , dada por um governo qualquer sem dignidade pois qual a dignidade de uma reforma de 500 , 1000 ou até 2.000 euros após tantos anos a trabalhar ? ... a produzir ... a criar (?) ... ? .

O que adianta uma reforma/deixar de produzir/criar para logo em seguida a pessoa se embrulhar num lençol sem sonhos nem sentido , numa vida que ainda tinha muito para dar e construir ?

É com o exemplo de nosso trabalho , dia a dia , que esperamos resolver os nossos ainda muitos problemas e é com educação que esperamos que Angola se resolva .

Temos a certeza disso e muita energia para levantar esta bandeira à volta desta nossa fogueira .

É importante que todos estejamos bem vivos quando o outro lado da vida aparecer diante de nosso olhar mas que seja benvinda quando vier e com um sorriso positivo abraçaremos essa outra vida , conscientes de que fizemos o nosso melhor e a nossa parte e os outros que façam a deles .


Muitas pessoas da civilização ocidental analisam a sociedade africana segundo os padrões ocidentais e isso tem sido um grave erro desde o século XIV e parece que continua a ser , o que é mais grave ainda neste século XXI , Era da informação .

É importante aqui deixar claro que o ambiente natural do planeta está a ser destruído e o responsável maior é a civilização ocidental , na grande maioria das pessoas , pois não querem perder seus privilégios demonstrando assim uma completa falta de sensibilidade e inteligência universal .

Podemos afirmar que aqueles que destrõem seu próprio habitat são inteligentes ?

No mínimo são ignorantes .

Que fique claro também que em 2008 o mundo atravessa uma gravíssima crise financeira cujo epicentro está nos Estados Unidos da América e também na Europa .

Ou seja , os donos do capital e do chamado mundo democrático desfilam pelo planeta como senhores absolutos dele achando-se os génios da economia mundial mas afinal os “reis” do mundo andam vilipendeando as economias das sociedades não ocidentais e da sua própria e dizendo-se “mestres” .

Afinal aonde está a verdadeira corrupção , fome e pobreza de espirito ?

Vakêto ou vaketu .
Valdemar Ribeiro
Enviado por Valdemar Ribeiro em 29/09/2008
Alterado em 31/10/2018