O REENCONTRO DA RAÇA NA CPLP
Pode-se considerar como verídica a teoria cientifica que afirma ser o humano “Australopithecus” originário da África Austral mais precisamente originário de um povo localizado na fronteira entre Angola e Namíia .
É natural que no inicio de colonização planetária , os humanos caminhassem a pé ou a cavalo ou em pequenas jangadas ou barcos costeiros à descoberta de novas terras mas o retorno às terras de origem dificilmente acontecia ou demorava muitos anos a acontecer , morrendo os viajantes geralmente nesse caminhar de ida ou retorno .
Os cientistas genéticos afirmam que os povos indígenas existentes nas Américas antes da chegada dos europeus vieram da Ásia e realmente os índios têm uma aparência física muito semelhante à dos asiáticos .
As características genéticas observadas nos índios da América do Sul e do Norte confirmam que a primeira ocupação deste território aconteceu do norte para sul depois de terem atravessado o “estreito de Bering” , vindos da Ásia .
Pode-se entender perfeitamente as diferenças físicas e culturais dos grupos humanos através de uma análise das condições ecológicas ambientais aonde cada grupo se inseriu .
Nos finais do século XIV , com a construção das Caravelas que utilizavam velas “latinas” foi possível aos pioneiros navegadores portugueses enfunarem as proas dos navios contra os ventos , à bolina , desbravando os oceanos imensos nunca dantes navegados , indo e vindo para qualquer lugar do planeta , unindo os diferentes continentes , deixando os mares de serem fronteiras mas agora importantes vias de comunicação global .
Os portugueses , ao eliminarem as fronteiras marítimas , aceleraram as comunicações globais entre os grupos humanos e a miscigenação cultural e racial entre a Europa , África , América e Ásia .
Após centenas de milhares de anos de colonização do planeta , iniciada pelos povos negros da África Austral , os descendentes destes primeiros povos reencontraram-se pela primeira vez na história humana quando a América se religou à África Austral através das viagens marítimas oceânicas .
O século XIV , sem esquecer a turbulência social , econômica e ecológica gerada pelos europeus , deve celebrar o ato de religar a humanidade à sua origem africana despertando a curiosidade para um maior conhecimento sobre os povos que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa , incentivando-se um maior intercâmbio educacional entre os jovens destes países , curiosos de conhecerem melhor suas raízes físicas e culturais espalhadas pelo planeta .
Através de um maior conhecimento das raízes da raça humana é possível eliminarem-se as barreiras dos complexos raciais e culturais ..
Valdemar Ribeiro
Enviado por Valdemar Ribeiro em 03/09/2009
Alterado em 25/10/2018