O ESPECIALISTA NA EDUCAÇÃO
O verdadeiro educador não impõe pensamentos ou ideias.
O educador educa-se a si mesmo e com seu exemplo de vida equilibrado ajuda os outros a descobrirem seus próprioscaminhos através da reflexão e do questionamento livre de peias e com cautela desafiando os medos e desnudando-os.
O verdadeiro educador ajuda a descobrir a realidade cientifica deste universo através da pesquisa pois viver nada mais é do que sentir o prazer de descobrir a realidade envolventdo no dia a dia .
A mente humana assemelha-se a um diamante bruto que lapidando-se brilha espelhando a luz.
O potencial de inteligência existe pelo simples fato de haver uma consciência universal pois não tem sentido a existência universal sem haver a consciência da mesma , aqui na terra ou em outros espaços/tempos .
SIC.: "Se os homens fossem entidades mecânicas, máquinas automáticas , o futuro seria predizível e poder-se-iam traçar planos de uma utopia perfeita e poderiam os humanos planejar ao pormenor uma sociedade futura e poder-se-ia trabalhar para realizá-la mas como os seres vivos e os humanos não são máquinas não podem portanto serem ajustados segundo um certo projecto "(JK) .
Entre o presente e o futuro há inúmeras influências que atuam a nível individual e coletivo que sacrificar o presente em função desse futuro é desperdiçar a vida real .
Com que direito querem alguns , dizendo que sabem os verdadeiros caminhos da vida , moldar a humanidade a certos padrões aprendidos de algum livro ou determinados pelas ambições , esperanças ou temores deles mesmos ?
SIC.: " Os métodos de classificar as crianças segundo seus temperamentos e aptidões põe em relevo suas diferenças , cria antagonismos , fomenta divisões e não ajuda à integração das pessoas .
A aderência a determinados métodos na educação denota apenas indolência por parte dos mestres .
Evidentemente que os métodos ajudam no aprendizado das ciências e das técnicas , visto este aprendizado ser memorização e os métodos facilitam a mesma mas a educação integral exige não só técnicas e métodos mas essencialmente uma atenção profunda ao dia a dia de cada jovem .
Os ideais utópicos produzem falsidades por mais bonitos que pareçam ser .
Inculcar valores ideais no jovem é ajustá-lo e isso não desperta a inteligência .
Despertar a inteligência é ajudar o jovem a refletir dedutivamente e não indutivamente sobre os valores da vida de maneira a ter liberdade na construção de seus próprios valores de vida , sem temores ou submissões .
E nisso só um verdadeiro educador que não funciona segundo ideias ou padrões pode ajudar .
Se o educador não se entende a si mesmo e vive de ideais ou padrões , como pode ajudar ?
Não precisa ele , primeiro , descobrir em si a inteligência , a consciência e entender-se e só então está apto para ajudar alguém ?
O jovem tem de ser ajudado a ser capaz de responder com consciência aos problemas que a vida vai-lhe oferecendo .
Quando se segue um método na educação , ainda que tal método haja sido elaborado por pessoa sensata e consciente , os jovens só são considerados importantes apenas quando se ajustam ao método .
Os outros jovens serão considerados inaptos , serão desvalorizados , quando na realidade aquele método é que não serviu para eles , aquele método não é bom para eles .
Os jovens que se adaptam àquele método , àquele sistema , passam a funcionar robotizadamente se não forem alertados para tal .
Os alunos que melhor se adaptam aos padrões são, muitas vezes , os mais incapazes para responder à vida equilibradamente pois os problemas da vida são reais e sempre novos exigindo uma capacidade de ação sempre viva e atenta .
Se uma criança mente , o que adianta confrontá-la com o ideal da verdade ?
O importante è descobrir porquê ela mente e para isso é necessário paciência e carinho para estudá-la , observá-la , compreendê-la e assim ajudar pois cada situação é sempre nova e o jovem não é máquina e os métodos ou conceitos são bons para a máquina e é assim que se desenvolve o computador "(JK) .
O jovem deve ser protegido fisicamente para não se sentir inseguro .
Se uma criança ao brincar distraidamente for cair num precipício naturalmente o adulto deverá instintivamente afastá-
la do perigo e só após eliminar o perigo poderá explicar à criança o que aconteceu se esta tiver idade para compreender.
Mas querer moldar seu sentir e pensar de acordo com as aspirações dos adultos é limitar-lhes uma vida criativa e equilibrada, é não permitir que desenvolva todas as suas capacidades mentais, é querer que os filhos sejam prolongamentos dos pais ou professores e , como tal , nada mais sejam do que aquilo que os adultos são ou gostariam de ser .
Pretender apenas isso para os filhos é querer muito pouco para eles .
Chegar ao ponto aonde os pais e educadores estão não há mistério e uma vida assim de criatividade pouco terá , apesar de uma maioria se contentar com isso ou com menos .
Os especialistas , em todos os sectores da vida desde o sacerdote ao burocrata empunham o ideal , a autoridade , para dominar , atitude antónima da inteligência visto que dominar através do medo não é sabedoria .
Os especialistas sabem muito da vida dos outros mas conhecer a si mesmo é tarefa muito mais difícil e nela é preciso investir a vida inteira , instante a instante .
Já dizis o Filósofo Sócrates há muitos anos : “ conhece-te a ti mesmo” .
E para isso é necessário que cada um se disponha .
Valdemar Ribeiro
Enviado por Valdemar Ribeiro em 09/08/2010
Alterado em 15/10/2018