Valdemar Ferreira Ribeiro
...Navegando nos Mares do Sul ... Observando o Norte
Capa Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
VELHOS SÃO OS TRAPOS

Porquê brotou o ser humano neste planeta ?

Os humanos possuem em si a capacidade de desenvolver uma consciência própria afetando a consciência coletiva da qual é apenas parte .

A vida sem consciência própria não é plena pois a beleza também pode ser saboreada através da consciência dela .

mergulhando no oceano , em ilhas de corais , penetra-se na dimensão cósmica de um paraíso aquático natural extasiante .

Quantos paraÍsos ainda existem neste planeta ? Quantos paraÍsos existem fora deste planeta , neste borbulhar atômico de realidades infinitas que vão muito além do pensamento humano ?

Quem não se emociona com as flores , com as aves , com os mares , rios , lagos , florestas envolventes com seus sons e odores característicos , sua diversidade de animais inclusive o animal humano com suas misérias e seus mistérios ?

Velhos !? ... São os trapos ! , já dizia alguém .
==================================

Numa praia calma de coqueirais verdejantes e águas verde esmeralda ondulantemente sensuais ao beijar as areias cristalinas , o sol se pondo no horizonte a refletir a cor do fogo as garças grasnando a prepararem o ninho da noite , os transeuntes na estrada passeiam seus automóveis luxuosos , as águas do mar oleosas do petróleo ou outros detritos ......

"Velhos" são aqueles que assistem impávidos a estas paisagens e não se emocionam , apenas se recordam ligeiramente de seus tempos de meninos a brincarem nas areias das praias montando cavalos de ventos e rédeas na sua inocência descobrindo a vida momento a momento .

"Velhos" são aqueles que ao olharem as plataformas marítimas de empresas petrolíferas com seus oceanos oleosos e o fundo do mar cheio de lixos radioativos escondendo a incompetência humana não compreendem conscientemente esta realidade maior que representa a destruição do próprio habitat .

"Velhos" são aqueles que ao assistirem a dezenas de cardumes de baleias , golfinhos e outros animais marinhos a estranhamente encalharem nas praias fugindo dos oceanos não compreendem a gravidade da mensagem profunda por detrás de tal suicídio animal , não compreendem que tais atos de auto-suicídio dos animais representam um sinal urgente de pedidos de socorro devido à poluição causada por humanos gananciosos e inconscientes ao lançarem de maneira escondida nos fundos dos mares tambores cheios de lixos radioativos , principalmente nestes mares do sul menos vigiados , não compreendem a consequência das enormes manchas oleosas cobrindo as superfícies dos mares e que não permitem a evaporação das águas nem a troca de oxigênio entre as águas e o ar e tudo isto tem o consentimento explicito ou implícito de muitos dos políticos que governam o planeta , lixos produzidos por países do Norte e do Sul tecnológico .

As gerações sobreviventes do norte e do sul talvez venham a recordar isso nos dias seguintes .....

"Velhos" são aqueles que já não sentem o sussurrar dos ventos trazendo as inconfidências inocentes da vida nas brisas refrescantes dos campos transportando o perfume adocicado das flores silvestres após as chuvas saciando a terra , pois já estão á espera não da "morte" mas de perder a "vida" e isso afecta mais do que a beleza real viva e resplandecente ao redor .

A proximidade de perder este corpo , esta aparência física apesar de mal vivida e de não entender o que vem pois não compreendem o viver aqui e agora construindo um futuro melhor , deixa-os em conflitos psíquicos internos e consequentemente externos .

Para se compreender e apreender o silêncio é necessário saber escutar o barulho .

Para ser sensível á beleza é necessário saber olhar o "feio" pois fugir deste sem o compreender produz insensibilidade e não se descobre o mundo em suas diferentes nuances e realidades .

Quem nunca viu um diamante polido refletindo o brilho do sol não tem noção da beleza do mesmo .

Quem vive emaranhado em dogmas e preconceitos nunca terá oportunidade para desenvolver uma consciência dedutiva e profunda sobre seu espaço/tempo e seu boiar por este planeta água é marcado pela dor criada por seu cérebro conflituoso .... Mas não tem noção da perda .

O pensamento é um meio poderoso desenvolvido pelos humanos a partir de uma memória num cérebro complexo e que permite o desabrochar da consciência sobre a vida tornando-se numa ferramenta poderosa e quando usado por seres humanos desequilibrados transforma-se numa arma perigosa .

Os seres humanos devem vasculhar seu cérebro a fim de compreenderem sua estrutura mental dogmática , preconceituosa , instintiva , lógica , etc . .

Os humanos necessitam remexer com cautela mas sem receio nas raízes de cada pensamento , todos sem exceção para ao revê-los , mesmo que mentalmente lhes pareçam doer ou que são proibidos , descobrir os fundamentos de cada um , desnudá-los e reeducarem-se a si mesmos .

O cérebro necessita de ser trabalhado para se desenvolver , como um músculo , e quem não auto-reflete sem dogmas e sem preconceitos diariamente não aprofunda seus pensamentos .

Um jogador de xadrez precisa de muitas horas de reflexão para descobrir as infinitas possibilidades deste jogo de labirintos .

Uma sociedade que vive em paz consigo mesmo é mais desenvolvida no coletivo do que aquelas que vivem em guerras .

Quem mata para afirmar suas idéias como as melhores a fim de alcançar poder sobre outro ser humano não é equilibrado .

Uma nação que explora outra apenas para seu próprio beneficio não é certamente uma sociedade equilibrada e desenvolvida mentalmente .
Valdemar Ribeiro
Enviado por Valdemar Ribeiro em 18/06/2005
Alterado em 08/11/2018