Valdemar Ferreira Ribeiro
...Navegando nos Mares do Sul ... Observando o Norte
Capa Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
A DIFERENÇA ENTRE SER E ESTAR

"" TO BE OR NOT TO BE ""

Quem é " está" mas nem sempre quem está "é" .

Quer isto dizer , aquele que apenas "está" vive de aparências , de ilusões , vive induzidamente .

Aquele que "é" vive consciente de si , dedutivamente , constrói seus pensamentos através da reflexão , procura viver em equilÍbrio consigo mesmo sabendo que só assim consegue estar em equilÍbrio com o meio à sua volta e aquele que "é" busca ser verdadeiro primeiro consigo e então com os outros sabendo que só assim é possível haver ordem no viver interior psicológico , com os outros humanos e com a vida em geral .

Há dois tipos de ordem : a exterior e a interior ao individuo .

Existindo ordem interior mental , por consequência existe ordem exterior mas existindo ordem exterior não necessariamente existe ordem interior .

Basta olhar as sociedades humanas aonde se alternam as lideranças e constatar os comportamentos dos indivíduos e da coletividade variando conforme a batuta das lideranças tal como em circulo vicioso .

Se as lideranças são brutas muitos dos indivíduos que representam os coletivos da sociedade humana também são brutos .

Se as lideranças são mais pacíficas a maioria dos indivíduos também são mais pacíficos .

Se os líderes vão mais para a esquerda ou direita os indivíduos que os seguem também vão , etc . .

Quer isto dizer que a maioria dos indivíduos preferem seguir sem fazer muito esforço mental , sem refletir muito pois " pensar exige esforço" .

Mas esta atitude de seguir sem reflexão além de não ser uma atitude de inteligência profunda também não denota ordem interior .

A ordem interior é aquela em que o individuo vai construindo sua liberdade mental através do "penso e posso pensar" , deduzindo seus próprios valores de juízo morais , políticos , sociais , gerando um equilíbrio mental dentro de si , na sua relação consigo próprio , produzindo uma ordem exterior nas relações com outros seres humanos e com o meio ambiente em geral .

Aquele individuo que não constrói em si uma ordem interior mental pode aparentar até uma ordem exterior nas relações com o seu meio ambiente mas esta ordem é apenas induzida pois os valores são-lhe impostos pelo meio social humano através da autoridade do castigo , da ameaça , do medo , subtil ou grosseiramente , é uma ordem imposta através da coerção .

Se a autoridade exterior lhe faltar , autoridade social , política ou religiosa , este individuo perde a orientação e gera caos .

Existem as leis penais e outras .

Há quem obedeça a estas leis senão será punido e há os que não obedecendo são castigados .

Porém existem aqueles indivíduos que cumprem com as leis sociais não pela ameaça de castigo das leis , das autoridades políticas , militares . ou religiosas mas sim por compreenderem as mesmas através de uma auto-reflexão sabendo que assim geram ordem e equilíbrio no viver , dentro e fora de si .

Estes indivíduos ao desenvolverem uma consciência profunda sobre os valores das relações com o meio ambiente humano ou outros constroem seu caminhar buscando um equilíbrio interior , refletindo para o exterior e gerando ordem na construção de um coletivo social mais sábio .

Quem "é" ,    é consciente de si   mas quem apenas  "está"    não é .

A maioria dos seres humanos vive acomodado às suas rotinas diárias e não querem desenvolver uma consciência maior sobre si mesmos e sobre os valores mais equilibrados do viver optando por um viver medíocre em troca de um " fazer pouco esforço mental e físico" .

A opção entre o "ser" e "estar" está em cada um e só cada um pode optar por onde quer caminhar e se quer construir uma ordem interior ou exterior e para isso precisa de muita energia mental através do querer interior e não do querer exterior a si .
Valdemar Ribeiro
Enviado por Valdemar Ribeiro em 18/07/2005
Alterado em 01/11/2018